O que está buscando?

CAT Sesi Araras recebe "Bolero" no dia 30 de abril

Evento será às 15h com entrada gratuita. Bailarino colombiano é criador e intérprete do espetáculo

 Por: Sesi Araras
12/04/202217:11- atualizado às 17:20 em 12/04/2022

O CAT Sesi Araras estará recebendo o espetáculo "Bolero" no dia 30 de abril (sábado) às 15h. O evento é aberto ao público com entrada gratuita. Para reservar os ingressos Clique Aqui

"Bolero" é uma composição gestual em 169 compassos. Uma dança de sedução puramente física que mistura o lirismo do movimento com a ausência de uma narrativa linear, produto do estudo da conhecida e popular obra musical Boléro (no título original francés), de Maurice Ravel, que foi criada para a bailarina Ida Rubinstein em 1928. A música, com influência espanhola e de melodia simples e repetitiva, tem um movimento de aumento no volume e na intensidade, que avança ferozmente num crescendo piramidal devorando o espaço sonoro. Em 1961, o bailarino e coreografo Maurice Béjart criou sua versão coreográfica para o Boléro, que foi de grande relevância e recordação para a história da dança, principalmente pelas interpretações de Jorge Donn e Sylvie Guillem.

A coreografia foi criada pelo venezuelano Luis Viana em 2004 para a obra ‘Arrojo’. No Bolero, o bailarino colombiano Mauricio Flórez se apropria dos movimentos da coreografia original e os recria com uma nova tonalidade, mantendo ainda o caráter romântico dos gestos e a proximidade com a estética da dança moderna; deixando espaço também para inserir algumas citações da coreografia de Maurice Béjart.

Em "Bolero", o ritmo e a melodia da música influenciam diretamente a transformação física e energética do performer, gerando múltiplas insinuações de imagens entre clássicas e barrocas, que evocam interpretações viscerais e femininas da história da dança.

Ficha Técnica

Intérprete – Criador: Mauricio Flórez

Coreografia original: Luis Viana

Trilha: Bolero de Maurice Ravel

Figurino: Flow Kountouriotis

Iluminação: Clara Rubim

Produção: Danusa Carvalho/ Corpo Rastreado

Colaboração artística: Ricardo Gali, Fábio Furtado, Beatriz Sano, Natália Mendonça, Patrícia Bergantin, Juliana De Bonis e Gabriel Tolgyesi

 

                              

                                                       Foto: Gustavo Ramos

Leia também