O que está buscando?

Equipe da escola Sesi Araras é classificada para fase nacional de torneio de robótica

A Los Atômicos ficou em 2º lugar na fase regional do FIRST Lego League e vai para Brasília em 2024

 Por: Mariana Martini - Sesi Araras
29/11/202310:50- atualizado às 11:58 em 29/11/2023

A equipe Los Atômicos, da escola Sesi Araras, teve ótimo desempenho no torneio regional de robótica FIRST Lego League (etapa Sesi II), e foi classificada para a fase nacional, programada para acontecer em Brasília, em 2024. A equipe ficou com o 2º lugar na categoria Champions Award. A Los Atômicos é formada pelos estudantes  Heloísa Moreira Franco, João Miguel Seltrão, Anna Clara Góes, Ana Clara Simionatto, Marcos Lombi Filho, Francisco Di Pietro, Leticia Rampim, Diego Miranda, Guilherme Gomes, Matheus Proni, Davi Consoni e o jovem mentor João Pedro Castro. A orientadora é a professora Ana Paula Carocci da Silva.

A categoria Champions Award é a somatória geral de pontos das categorias que compõem o torneio, entre elas o Core Values, quando são avaliados o trabalho em equipe e o respeito mútuo; o Desafio do Robô, quando são julgadas as missões realizadas pelo robô na mesa de competição; o Design do Robô, que julga a utilização da tecnologia LEGO para o desenvolvimento do desenho mecânico de robôs autônomos; e a categoria Projeto de Inovação, quando os competidores apresentam propostas de solução para um problema do mundo real de acordo com o desafio da temporada.

 

                                                            

No campeonato, os estudantes são desafiados a buscar soluções para problemas do dia a dia da sociedade moderna. Para tanto, eles aplicam conceitos de STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) na criação de projetos de inovação, além de construir e programar robôs com blocos de montar para cumprir missões determinadas pelo torneio. 

A Los Atômicos apresentou o projeto Master Chess, um tabuleiro de xadrez inteligente criado e desenvolvido pela equipe, que visa ensinar e engajar um maior público na aprendizagem dessa modalidade.