O que está buscando?

EQUIPES PEDAGÓGICAS DO SESI RIO CLARO, ARARAS E LIMEIRA PARTICIPAM DE SEMANA DE CAPACITAÇÃO PROMOVIDA PELO SESI SÃO PAULO

O 1º dia do Saber em Ação das equipes de Rio Claro, Araras, Leme, Pirassununga e Limeira foi realizado no SESI Rio Claro e contou com a participação de cerca de 200 pessoas

 Por: Rita Garcia
24/01/202012:34- atualizado às 12:05 em 27/01/2020

O Saber em Ação é um evento do SESI São Paulo voltado para as equipes pedagógicas que tem como principal objetivo capacita-las para o ano letivo que se inicia. As atividades do Saber em Ação aconteceram na semana de 20 a 24 de janeiro de 2020 em toda a rede. Para saber mais CLIQUE AQUI.

Durante todos os dias ao longo de uma semana as equipes estiveram reunidas em mais de 40 horas de treinamento e atividades de integração e estudos para trocar experiências e saberes.

O 1º dia do evento foi integrado entre as escolas da jurisdição de Araras, Limeira e Rio Claro. Com a proposta de iniciar as atividades de maneira especial, o diretor dessas três unidades, Ricardo Alexandre Machado, reuniu toda sua equipe da área de Educação, que tem como supervisora escolar Andreia Cristina Pizirani, e que também contempla as escolas do SESI de Pirassununga, Leme e João e Belinha Ometto, que fica na estrada que liga Limeira a Iracemápolis e a escola do Jardim Nova Suíça em Limeira junto com as escolas que ficam no mesmo espaço físico dos Centros de Atividades de Rio Claro, Limeira e Araras, para um dia de atividades especiais.

Com a colaboração das equipes administrativas e de manutenção da área de Qualidade de Vida do SESI Rio Claro, SESI Araras e SESI Limeira (cultura, esportes e responsabilidade social) toda uma programação foi elaborada para o start aos trabalhos e estudos que o evento propõe. Logo pela manhã, todos foram recebidos num ambiente cuidadosamente elaborado com luzes que deram um tom acolhedor e que logo na entrada do evento literalmente abraçava os colaboradores, por meio de um cartaz que dizia: Abraço Grátis! 

O diretor Ricardo iniciou a manhã compartilhando uma experiência de vida, vivida por meio de seu trabalho na instituição quando exercia a função de orientador de esportes. Na ocasião permaneceu por três meses em Guiné-Bissau na África, com a metodologia do Programa Atleta do Futuro. As experiências que o diretor contou em sua apresentação, na qual exibiu também imagens de Guiné-Bissau, provocou as cerca de 200 pessoas que lotaram o auditório a iniciar o ano com a proposta de ter um novo olhar para o trabalho com Educação.

Logo após a palestra as equipes participaram de uma dança circular, conduzida pela professora de esportes do SESI Rio Claro, Manu Norberto. Depois, foi oferecido um coffe preparado pela equipe da nutrição escolar de Rio Claro, que tem a frente a nutricionista Sabrina Ardel do Nascimento.

Os trabalhos da proposta do Saber em Ação tiveram início após o coffe com a apresentação de boas práticas realizadas ao longo de 2019. Na hora do almoço, que também foi preparado pela equipe de nutrição escolar, a professora Priscila Varussa, do Núcleo de Música do SESI Araras, fez uma apresentação com seu violino, proporcionando momentos agradáveis.

No período da tarde, as equipes se dividiram em sala de aula e iniciaram os trabalhos nos estudos de diversos temas como: Referencial Curricular do Sistema SESI de Ensino, Perfil do Professor, o que esperar das mudanças com a Base Nacional Curricular Comum (BNCC).

Assista ao vídeo do primeiro dia do Saber em Ação com as equipes pedagógicas das escolas de Rio Claro, Araras, Limeira, Leme e Pirassununga: