O que está buscando?

Equipe Los Atômicos é campeã de torneio mundial de robótica

Equipe participou da competição, em Houston, que reuniu times de 50 países

 Por: Mariana Martini - Sesi Araras
22/04/202410:43- atualizado às 16:53 em 22/04/2024

A Los Atômicos, equipe de robótica da Escola Sesi-SP de Araras, foi campeã no Champion's Award, do torneio mundial de robótica da FIRST Lego League (FLL). A competição aconteceu em Houston, nos Estados Unidos, de 17 a 20 de abril e reuniu 160 times de 50 países.

Na modalidade FLL, os estudantes entre 9 e 16 anos precisam construir robôs LEGO com projeto inovador, que busque soluções para problemas do dia a dia da sociedade moderna. A Los Atômicos participou com um projeto de inclusão e acessibilidade com um tabuleiro de xadrez inteligente que visa engajar um maior público na aprendizagem dessa modalidade.

“Esse torneio significou muito para a equipe. Desde 2012, a Los Atômicos vem participando de torneios. Foi um crescimento ao longo desses anos com a contribuição de cada integrante. Valorizamos muito esse legado porque todos contribuíram para que chegássemos nesse resultado”, comentou a técnica da equipe, Ana Paula Carroci da Silva. “Essa formação da Los Atômicos tem alunos maravilhosos, com valores e que respeitam a opinião um dos outros”, complementou.

A equipe que tem como técnica Ana Paula Carroci da Silva é formada pelos estudantes Heloísa Moreira Franco, Letícia Rampim, Ana Clara Simionatto, Marcos Lombi Filho, Francisco Di Pietro, Diego Miranda, Matheus Proni, Anna Clara Góes, Davi Consoni, Guilherme Gomes, João Miguel Seltrão e João Pedro Castro.

PREMIAÇÃO

Além do primeiro lugar, a equipe da Escola Sesi Santa Cruz do Rio Pardo, Pardoboots, ficou com a segunda colocação na modalidade de 9 a 16 anos da FLL. As equipes da indústria paulista também conquistaram mais quatro prêmios técnicos: ‘Aliança’ da Escola Sesi de Jundiaí, ‘Rookie All-Star Award’ do Sesi e Senai-SP de Jacareí, ‘Team spirit Award’ do Sesi e Senai-SP de Bauru e o título de ‘Técnica/mentora destaque’ para a orientadora de educação digital do Sesi-SP, Mônica Marques, da Escola Seside Santa Cruz do Rio Pardo. 

"É de fato um resultado extraordinário. Primeiro e segundo lugar na maior competição de robótica do mundo é uma grande marca para o Sesi. Ao avaliarmos com cuidado a performance no torneio, percebemos que o resultado é reflexo da nossa proposta pedagógica, que tem no STEAM um pilar fundamental. Assim, criatividade, inovação, tecnologia e sentido social são competências desenvolvidas nas nossas escolas que fortalecem o crescimento dos alunos", afirmou Roberto Xavier, gerente executivo de educação do Sesi-SP.  

Fotos: Iano Andrade/CNI