Desafio da temporada é criar soluções para que a população se torne mais ativa fisicamente
Por: Sesi Araras - Mariana Martini
17/05/202116:25- atualizado às 16:38 em 17/05/2021
A equipe Los Atômicos da Escola Sesi de Araras foi classificada para a etapa nacional do Torneio de Robótica First Lego League, após conquistar o terceiro lugar na categoria Champion´s Award, na qual os juízes avaliam o conjunto do projeto apresentado.
A etapa regional do campeonato aconteceu nos dias 7/5 e de 11 a 14/5 com participação de estudantes de escolas públicas e particulares de todo o Estado, incluindo as unidades SESI. O tema da temporada 2020/2021 é “RePLAY – esportes e brincadeiras que movimentam o corpo e evitam o sedentarismo”.
A etapa nacional deve acontecer em 26 de junho e já é aguardada com expectativa pela equipe formada pelos alunos Ana Beatriz Maiochi, Gabriel Vilela Celtron, Guilherme de Lima, Heitor Farias Bello, João Pedro dos Santos de Castro, Lucca de Faria Vieira, Vinícius de Lucena e Yasmin Gomes, que tem como técnica a Orientadora de Educação Digital, Ana Paula Carrocci da Silva.
Com o desafio de criar soluções inovadoras para que a população se torne mais ativa fisicamente, a Los Atômicos desenvolveu um projeto batizado de Body Power, que pode substituir os halteres. A ideia foi apresentar um equipamento compacto e leve para ser utilizado em qualquer lugar incentivando a prática de atividade física.
Ao produto, a equipe agregou uma mochila, um squeeze e uma fita métrica para comprovar o resultado do exercício do braço que movimenta os músculos bíceps e tríceps. Além de apresentar o projeto, os estudantes também criaram um robô com a ajuda de blocos de montar que realizou missões referentes à temática da competição.
Motivados para a próxima etapa e otimistas em chegar ao mundial, os integrantes da Los Atômicos só lamentaram o fato do torneio ter sido online “sentimos falta do movimento das torcidas, da música, mas valeu a pena”, comentaram.
A escola de Araras tem tradição nas competições de robótica. Em 2019, a equipe na época chegou ao mundial disputado em Houston. Para a professora Ana Paula Carrocci da Silva, a dedicação dos alunos e o apoio da direção da escola e dos demais professores fazem diferença “são fundamentais para o desempenho da equipe”, destacou.
First Lego League
A competição internacional de exploração científica, voltada para crianças e jovens de 9 a 16 anos, é realizada em uma parceria da Fundação FIRST ("For Inspiration and Recognition of Science and Technology") com o Grupo LEGO. A fase nacional é realizada pelo SESI, e o SESI-SP é suboperador da etapa regional.