Quatro equipes dos Sesi-SP se classificaram para o campeonato mundial de robótica nos Estados Unidos
Por: Mariana Martini - Sesi Araras
17/03/202515:56- atualizado às 15:56 em 17/03/2025
A Los Atômicos, equipe de robótica da Escola Sesi Araras, conquistou o 2º lugar na categoria Core Valeus na etapa nacional da FLL (FIRST LEGO League), o quesito avalia o trabalho em equipe, a capacidade de inovação, criatividade e raciocínio lógico.
“Sempre trabalhamos com esse espírito de cooperação e com a equipe empenhada em apresentar novidades e soluções. Foi uma ótima participação”, avaliou a técnica da Los Atômicos, Ana Paula Carroci da Silva.
O maior festival de robótica promovido pelo Departamento Nacional do Sesi, de 12 a 15 de março, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília reuniu mais de 2.500 estudantes de 270 equipes, representando 26 estados. O Sesi-SP marcou presença com 23 equipes competindo em diferentes modalidades: nove na FLL, 10 na FRC, que também representaram o Senai-SP, e quatro na F1 in Schools.
A Los Atômicos foi homenageada no primeiro dia do evento por ter vencido o torneio mundial de robótica em 2024. A técnica Ana Paula e o aluno Francisco Di Pietro falaram em nome da equipe.
O tema da competição deste ano, "Submerged", incentivou os estudantes a pensarem em formas de preservar e melhorar a saúde dos oceanos. Além do desenvolvimento dos projetos, os alunos programaram robôs feitos com blocos lego para cumprir missões dentro do campeonato.
Quatro equipes do Sesi-SP se classificaram para o mundial de robótica, nos Estados Unidos e uma para o Open da Flórida.
A equipe Sesi Heroes de Jundiaí conquistou um dos mais importantes reconhecimentos da FLL: o Champion's Award. Com essa vitória, o Sesi-SP alcança pela 11ª vez esse prestigiado título, que reconhece a equipe que melhor incorpora os Core Values da competição, demonstrando excelência no Desempenho do Robô, no Design do Robô e no Projeto de Inovação.
Classificados
Na modalidade FIRST Lego League Challenge (FLL), os grandes destaques da temporada foram as equipes Heroes, de Jundiaí, e Biotech, de Barra Bonita, que conquistaram, respectivamente, o título de campeã e vice-campeã. Já na FIRST Robotics Competition (FRC), as equipes que garantirão presença no Mundial, em abril, são Megazord, de Jundiaí, e Sharks, de Taubaté.
Além disso, a Eagles, do Sesi Osvaldo Cruz, conquistou a quarta colocação entre os melhores times da temporada da FLL, garantindo sua vaga para o Open da Flórida que ocorrerá entre 24 e 28 de junho.
Além das classificações, os estudantes trouxeram para casa 12 prêmios técnicos, mostrando excelência em ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática (STEAM), além de reforçar o trabalho em equipe e a capacidade de inovação.