Autodidata, José Alberto Gurnhak tem facilidade com instrumentos, mas optou pelo piano elétrico
Por: Sesi Araras
17/08/202115:33- atualizado às 15:33 em 17/08/2021
O pianista José Alberto Gurnhak de Carvalho, 19 anos, é o primeiro bolsista do Núcleo de Música do Sesi Araras. Ele é autista e passará a receber uma bolsa auxílio, a partir deste mês.
O Núcleo de Música de Araras funciona desde 2017 com cursos livres e gratuitos para público a partir de sete anos de idade. Enquanto a Iniciação Instrumental oferece aulas para quem quer começar a tocar instrumentos de cordas friccionadas, como violino, viola de arco, violoncelo e contrabaixo acústico, a Camerata de Cordas é voltada para quem já tem conhecimentos prévios em música e quer se aprimorar. Cerca de 600 alunos já passaram pelos cursos.
Para a orientadora de Qualidade de Vida do Sesi Araras, Sheila Alexandra Tank, participar desse momento é motivo de orgulho para o Núcleo de Música principalmente por conta da inclusão social. “É uma oportunidade para que José possa se desenvolver ainda mais”.
A mãe de José, Ketry Gurnhak de Carvalho, conta que o filho sempre teve facilidade para tocar instrumentos musicais, mas foi aos 11 anos que ele conheceu o teclado e depois passou a tocar piano elétrico.
Ketry se preocupa com o futuro de José, mas acredita que sua história ganha um novo capítulo. “Essa bolsa vai abrir os caminhos dele no ramo da música e ele vai servir de inspiração para que outros autistas, que tenham capacidade, também desenvolvam seus dons” e completa “somos gratos ao Sesi por ter essa sensibilidade e o olhar para a inclusão”.
Entusiasmado com a notícias, José diz que quer contribuir com o enriquecimento cultural do país. Para conferir José tocando é só acessar seu canal no YouTube “José O Pianista”.
INCENTIVO
A analista de Atividades Culturais do Sesi-SP, Kelly Faé Xavier, explicou que a bolsa é um incentivo para que José possa aprimorar seu talento “colaborando com seus estudos, deslocamentos, alimentação e até com a manutenção do instrumento”.
A gerente executiva de Cultura do Sesi-SP, Débora Pinto Alves Viana, conheceu de perto o talento do pianista. “Ele tem agilidade, processo criativo e passa emoção ao tocar. Peculiaridades de um músico”, mencionou. “Por ser autodidata ele precisa se fortalecer como profissional e acreditamos que a bolsa ajudará nesse sentido”, afirmou, Débora.
José deverá participar de eventos organizados pelo Sesi como apresentações online ou presenciais e palestras contando sobre sua experiência. A princípio, a bolsa será concedida até dezembro deste ano.