SESI Araras abre inscrições para cursos gratuitos de música. Inscreva-se!

Cursos de Iniciação Instrumental e Camerata de Cordas têm caráter não profissionalizante e são voltados para público a partir de sete anos de idade

 Por: SESI Araras
23/01/202100:47- atualizado às 09:49 em 26/01/2021

O SESI Araras está com inscrições abertas para cursos gratuitos semestrais de Iniciação Instrumental e Camerata de Cordas. O projeto oferecerá aulas nos instrumentos de cordas friccionadas como violino, viola de arco, violoncelo e contrabaixo acústico. Os cursos livres, de caráter não profissionalizante, são voltados para público a partir de sete anos de idade, sendo que jovens e adultos até 90 anos também podem se candidatar.

 

Sobre o curso de Iniciação Instrumental

O módulo de Iniciação Instrumental promove a sensibilização para a linguagem musical, de forma lúdica. Visa desenvolver a percepção auditiva, o senso rítmico, a capacidade motora, além de aperfeiçoar os fundamentos básicos da técnica instrumental e da leitura musical.

Mediante identificação, os alunos da rede escolar SESI, beneficiários da indústria (industriários e seus dependentes) e interessados em rematrícula têm prioridade no número de vagas disponíveis e podem se inscrever para o curso semestral entre os dias 26 de janeiro a 6 de fevereiro. As vagas remanescentes, abertas para a comunidade em geral, podem ser preenchidas entre os dias 9 a 27 de fevereiro.

 

Requisitos para o módulo Camerata de Cordas

Para participar, o candidato necessita de conhecimentos prévios sobre música. Estes passam por aulas de aprimoramento musical, formam repertório e se apresentam em eventos dentro e fora da instituição. É necessário participar de processo seletivo, no qual terão que comprovar domínio com um dos quatro instrumentos de cordas friccionadas (violino, viola de arco, violoncelo e contrabaixo acústico). As turmas serão distribuídas de acordo com o nível de conhecimento e idade (8 a 90 anos).

As inscrições para o processo seletivo de ingresso na Camerata de Cordas vão do dia 26 de janeiro a 13 de fevereiro. A seleção, a divulgação dos resultados e a matrícula dos aprovados acontecem de 16 a 27 de fevereiro.

 

Como se inscrever?

Os interessados devem comparecer na Secretária Única da unidade e apresentar cópia de RG, CPF e comprovante de residência. Menores de 18 anos devem comparecer acompanhados dos pais ou de um responsável legal, também munidos da cópia dos documentos citados acima.

Também podem preencher o formulário a seguir. Cabe lembrar que esse preenchimento não garante a sua vaga no curso, sendo apenas uma ferramenta para os Núcleos de Música SESI-SP entrarem em contato com você no momento das inscrições.

 

 

Sobre os Núcleos de Música do SESI-SP

Os Núcleos de Música do SESI-SP oferecem cursos gratuitos de iniciação instrumental e o ensino em instrumentos de cordas (Viola de Arco, Violino, Violoncelo e Contrabaixo Acústico) em nove unidades do SESI no Estado de São Paulo. O objetivo é promover com excelência o acesso à música, de forma interativa e lúdica, tendo em vista o desenvolvimento pessoal, a sensibilidade estética e artística do aluno. São cursos livres, de caráter não profissionalizante, oferecidos ao público com idade a partir de sete anos. A iniciativa do SESI-SP contribui para o desenvolvimento da capacidade crítica do aluno e na formação de um cidadão mais ativo em seu contexto social. As aulas acontecem nas unidades do SESI-SP: Araras, Bauru, Diadema, Indaiatuba, Jundiaí, Rio Claro, Mogi Guaçu e São Carlos.

 

O Show não pode parar!

Durante a pandemia, para a segurança de nossos alunos e professores, as atividades presenciais permanecem sob avaliação da Fase em cada unidade, de acordo com o Plano SP, mas as aulas continuam no ambiente virtual.  Para manter a qualidade do ensino, comprovado em mais de 07 anos de atuação dos Núcleos de Música, o SESI-SP desenvolveu uma plataforma específica e compatível com a metodologia já aplicada, Método SESI-SP de Ensino de Música. Preocupada com o desenvolvimento prático das diferentes turmas espalhadas pelo Estado, a instituição também empresta os instrumentos aos alunos.

 

Para mais informações: www.sesisp.org.br/cultura/nucleo-de-musica