O que está buscando?

Sesi-SP abre editais para selecionar atividades culturais que irão se apresentar nas unidades do interior do estado

Os editais Território e Ocupação Artística foram prorrogados até 19 de abril de 2024, é possível inscrever projetos de Artes Cênicas, Literatura, Música e Artes Visuais para reforçar a cena artística nos polos regionais

 Por: Sesi-SP
29/02/202414:26- atualizado às 11:21 em 22/04/2024

Com objetivo de descentralizar e fortalecer a produção artística em todo o estado, o Sesi-SP lança uma nova edição do Edital Território e do edital de Ocupação Artística. Com inscrições disponíveis a partir de 04 de março e prorrogadas até 19 de abril de 2024, os editais se destacam como uma oportunidade para artistas explorarem e destacarem suas criações em linguagens artísticas.

Neste edital, serão contemplados sete polos; confira abaixo a lista de polos e suas respectivas cidades. Em cada polo, os artistas podem se inscrever nas seguintes áreas: Artes Cênicas, Literatura e Música. A seleção será de acordo com a produção cultural do proponente no polo de inscrição de seu projeto.

O Edital Território tem como premissa valorizar a diversidade cultural e as peculiaridades regionais, democratizando o acesso à cultura e fomentando a produção artística em municípios do interior e da capital paulista.

Desde seu início em 2018, mais de 19.000 projetos foram recebidos. O último edital foi lançado em 2020, e agora, após o período desafiador da pandemia, o Sesi-SP está animado em retomar esse importante projeto.

Ocupação Artística é uma inciativa para buscar e captar projetos/mostras para ocupação de diversos espaços nos Centros de Atividades e Centros Educacionais do Sesi-SP, transformando esses locais em plataformas expositivas para diferentes técnicas e materiais. O foco do projeto está nos artistas regionais, mas artistas do país inteiro podem se inscrever para participar.

Desde sua criação em 2013, o programa Ocupação Artística tem promovido o contato do público com novas linguagens e artistas, através das obras, palestras, oficinas e demonstrações do processo de criação e trabalho. Até 2023, foram realizadas 65 ocupações em todo o estado, exceto no Centro Cultural Fiesp.

Confira o Regulamento

O Edital Território Sesi-SP contará com sete polos estrategicamente distribuídos, abrangendo diferentes regiões do estado de São Paulo:

Polo Regional 01: Osasco, Diadema, São Caetano do Sul, São Bernardo do Campo, Santo André, Mauá, Cotia, Santana de Parnaíba, São Paulo - Capital, Santos e Cubatão, e municípios jurisdicionados.

Polo Regional 02: Campinas, Indaiatuba, Itu, Jundiaí, Atibaia, e municípios jurisdicionados.

Polo Regional 03: Botucatu, Jaú, Sorocaba, Tatuí, Itapetininga, Bauru, Votorantim e municípios jurisdicionados.

Polo Regional 04: Araraquara, São Carlos, Matão, Franca, Sertãozinho, Ribeirão Preto, Barretos, Santa Rita do Passa Quatro e municípios jurisdicionados.

Polo Regional 05: São José do Rio Preto, Araçatuba, Birigui, Marília, Ourinhos, Presidente Prudente, Presidente Epitácio e municípios jurisdicionados.

Polo Regional 06: Piracicaba, Limeira, Mogi Guaçu, Araras, Americana, Sumaré, Rio Claro, Santa Bárbara D´oeste, Sumaré, Cosmópolis e municípios jurisdicionados.

Polo Regional 07: Guarulhos, Jacareí, São José dos Campos, Mogi das Cruzes, Taubaté, Cruzeiro, Suzano e municípios jurisdicionados.

 

Comprometido com a Cultura e a Arte
O Sesi-SP reafirma seu compromisso com a cultura e a arte, impulsionando a produção artística e proporcionando oportunidades para artistas de todas as regiões do estado. Os editais Território e Ocupação Artística são reflexo desse comprometimento, contribuindo para o enriquecimento da cena cultural paulista e o fortalecimento da identidade artística de cada localidade. Artistas de todas as áreas são convidados a participar e fazer parte desse movimento que valoriza e celebra a diversidade cultural do estado de São Paulo.

 

Serviço
Edital Território Sesi-SP e Ocupação Artística
Inscrições: Prorrogadas até 19 de abril de 2024