O que está buscando?

Simão e o Boi Pintadinho será encenada no Parque Ecológico de Araras

O espetáculo com bonecos é do Teatro de Mamulengo do mestre Valdeck de Garanhuns e será apresentado no dia 23 de julho

 Por: Sesi Araras
08/07/202210:16- atualizado às 16:00 em 08/07/2022

A peça Simão e o Boi Pintadinho do Teatro de Mamulengo do mestre Valdeck de Garanhuns será encenada no dia 23 de julho, às 14h45, no Parque Ecológico e Cultural Gilberto Ruegger Ometto, em Araras. A peça seria encenada no CAT Sesi, mas foi transferida para o Parque Ecológico onde estará acontecendo um evento de recreação para crianças organizado pela Prefeitura. A entrada é gratuita.

A peça conta a história do coronel Vicente Pompeu que vai realizar uma grande comemoração em sua propriedade para celebrar o noivado de sua filha Rosinha. Para organizar todos os preparativos, ele manda chamar o seu braço direito, Simão. O ajudante fica encarregado de tudo e conta com o auxílio de sua companheira Marieta e de alguns amigos. O coronel diz a Simão que a festa tem que ser uma grande folia brasileira. Mas um Gringo e um Político, que se dizem amigos do coronel, querem modificar tudo para colocar coisas mais “modernas” e soltam a Cobra-Grande para devorar o Boi Pintadinho, a principal figura da brincadeira. Com muita astúcia, Simão consegue salvar o boi e realizar a festa. 

- Ficha Técnica

Categoria: Infanto-juvenil

Manipulação e vozes: mestre Valdeck de Garanhuns | Manipulação de bonecos de dança: Regina Drozina | Músicos: Trio Tropeiros da Serra, Adriano dos Santos Silva Oriquerê – sanfona, pandeiro e caixa, Lidiomar Brito Farias – triângulo e agogô, Leandro Barbosa – zabumba e pandeirão | Figurinos e adereços: Regina Drozina | Texto e músicas: Valdeck de Garanhuns | Confecção dos bonecos: Valdeck de Garanhuns, Regina Drozina, mestre Solom, mestre Saúba, mestre Pedro Boca Rica, Dito Melo e mestre Zé Lopes. | Produção: Deborah Corrêa & Joaz Campos | Realização: Teatro de Mamulengo do mestre Valdeck de Garanhuns.

Grupo: Foi em 1975, quando ainda residia em Recife, que o pernambucano Valdeck de Garanhuns criou seu teatro de mamulengo, com o objetivo de educar, divertir e encantar as pessoas. Em 1983 veio para São Paulo onde tem desenvolvido seu trabalho, se apresentando para as mais variadas plateias, nas mais conceituadas entidades e participando dos mais importantes projetos. O mestre Valdeck de Garanhuns completou em 2021, 69 anos de idade e 38 de teatro de mamulengo, tendo formado vários grupos e trabalhado com muita gente, inclusive fazendo discípulos.