TORNEIO SESI DE ROBÓTICA GARANTE VICE-CAMPEONATO PARA ALUNOS DE ARARAS E CLASSIFICAÇÃO PARA MUNDIAL NOS EUA

Essa é a segunda participação da equipe no torneio nacional

 Por: Karina Costa
18/03/201904:20- atualizado às 10:09 em 18/03/2019

A equipe da rede escolar SESI de Araras, Los Atômicos, chegou sem alarde, se concentrou em cada etapa, cativou os juízes e, em sua segunda participação em campeonatos nacionais, conseguiu sair vice-campeã no Torneio SESI de Robótica FIRST LEGO League, que aconteceu durante os dias 15 e 17 de março, no Rio de Janeiro. Com o resultado, garantiram vaga para o World Festival, considerado a Copa do Mundo da Robótica, em Houston (EUA), entre os dias 17 e 20 de abril.

“Apesar de ser nosso segundo nacional, temos uma história longa. Sempre chegávamos, no máximo, na fase estadual. Então, na nossa primeira chance, aproveitamos para aprender e nos espelhar em outras equipes. Saímos sem prêmio, os alunos ficaram desanimados, mas eu sempre dizia: não importa o que ganhamos, mas o que aprendemos”, comentou a técnica do time do SESI Araras, Ana Paula Carrocci. Agora somos vice e estamos emocionados com essa grande conquista!”.

A técnica reforçou que o segundo lugar no nacional e a classificação para o World Festival (Houston/EUA) foi consequência de muito trabalho da equipe. “Esses alunos têm um conhecimento imenso e se dedicam muito! Passamos muitos finais de semana e feriados juntos, estudando, acabamos formando uma família. Receber esse prêmio é gratificante”.

O projeto que rendeu o vice

O tema da temporada 2018/2019 do torneio, Em Órbita, desafiou os estudantes a pesquisar sobre questões relacionadas a viver e viajar no espaço. Com isso, eles tiveram de identificar e propor uma solução inovadora para um problema físico ou social enfrentado durante as viagens de exploração espacial. Na arena, os robôs feitos pelos próprios alunos com peças de LEGO ainda tiveram de cumprir missões como se locomover em áreas com crateras, ajudar um astronauta a voltar em segurança para a base espacial e mover satélites para a órbita.

A equipe Los Atômicos estudou a respeito da higiene dos astronautas e descobriu que, devido ao peso e ao custo, os astronautas permanecem com a mesma roupa durante 3 a 4 meses, o que potencializa o surgimento de bactérias que colocam em risco a saúde destes profissionais. Criaram, então, o Power Clean, um dispositivo que possui uma Fita de LED UV que esteriliza o traje e elimina as bactérias, uma escova para remoção dos resíduos sólidos e um aromatizador.

O Festival SESI de Robótica 2019

Mais de 1.200 jovens, de 9 a 18 anos, divididos em 117 equipes, participaram de três competições neste fim de semana (15 a 17), no Rio de Janeiro: os torneios SESI de Robótica FIRST LEGO League, FIRST Tech Challenge e F1 nas Escolas.

Na ocasião, os alunos da rede escolar SESI-SP dominaram os três lugares do pódio do Torneio SESI de Robótica FIRST LEGO League. Ao arrebatarem o campeonato, o vice e a terceira colocação da principal categoria do festival, nomeada Champion’s Award, a equipe vencedora “Jedi’s”, de Jundiaí, além de “Los Atômicos”, de Araras, e “Red Rabbit”, de Americana (2º e 3º lugares) garantiram vagas para o World Festival, considerado a Copa do Mundo da Robótica. Os times vão competir em Houston (EUA) entre os dias 17 e 20 de abril.

A FIRST LEGO League, torneio que os alunos do SESI-SP sagraram-se campeões, foi criado em 1998 pela FIRST, uma organização não governamental, em parceria com o Grupo LEGO. O SESI é a instituição responsável pela organização do torneio (etapas regionais e nacional) no Brasil desde 2013. Trata-se de um programa internacional de exploração científica, que promove o ensino de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática no ambiente escolar e que contribui para o desenvolvimento de competências e habilidades comportamentais para a vida.

 

Leia mais:

 

Pódio triplo: Alunos do SESI Jundiaí, Araras e Americana conquistam Torneio Nacional de Robótica e vão para a Copa do Mundo da modalidade, nos EUA

Leia também